domingo, 16 de abril de 2017

Como Manipular minhas Crenças Negativas






Para eu saber quais crenças uma pessoa possui, é muito fácil pra mim, basta que eu observe a vida dela. São os resultados que você obtém que revelam quais crenças você possui.

Você está agora na posição em que as suas crenças atuais te colocaram; assim, se você quer mudar de posição terá que mudar as crenças primeiro.

E como fazer isso? Pense em como uma crença se forma. Ela começa com um pensamento ou uma informação que você ouve ou lê, reflete sobre aquilo e conclui: “é, isso é verdade; isso realmente é assim”. À medida que o tempo passa e você continua reafirmando aquela informação na mente, conversando sobre ela com outras pessoas, ela vai se reforçando, até que se torna uma crença atuante. Toda crença atua e cria. Traz para você acontecimentos e situações que comprovam que ela é "certa". 

Se você aceitou algo como verdade (uma crença) e agora, depois do exercício das perguntas percebeu que essa é uma crença que não está criando o que você deseja na vida, você precisa substituí-la imediatamente. Para isso, o primeiro passo é enfraquecê-la. Você consegue enfraquecer uma crença negativa por passar a negá-la fortemente.

Por exemplo, digamos que você identificou na pergunta 7 do exercício que um medo que você possui é o medo de errar. Você possui uma crença de falha, de que pode fracassar e fazer papel de idiota na frente dos outros. Como essa é uma crença que você tem, o mais provável é que você já tenha ou esteja experimentando situações que apõem essas afirmações. Para enfraquecer essa crença negativa negando-a, você deve passar a pensar e sentir “eu tenho confiança em mim mesmo, sou uma pessoa totalmente confiante; eu acerto sempre; sou capaz de improvisar; eu sempre me saio bem nas situações”. Essas afirmações, que eu chamo de encantamentos, não podem ser feitas de modo mecânico, apenas repetindo feito um papagaio. É necessário que você sinta as afirmações em todo o seu corpo, e que se comporta de agora em diante como alguém que realmente acredita nelas. Como alguém confiante se comporta? Agora são esses os comportamentos que você irá adotar, eu chamo isso de “vestir” a nova crença no corpo.

De tempos em tempos, a crença negativa ressurgirá em sua mente. Nesse momento, esteja atento para voltar a fazer as afirmações /encantamentos com toda força. Com o passar do tempo, a crença negativa estará fraca e a nova crença adotada se tornará natural par a você. Só aí você estará pronto para ver novos resultados, de acordo com a nova crença atual. O problema de não conseguir o que se quer é sempre a presença de crenças negativas. Sem primeiro limpar todas as crenças negativas não há como progredir.

Relembrando o passo-a-passo para substituição de crença:

1. Identifique a crença negativa;
2. Enfraqueça-a por negá-la fortemente;
3. Faça afirmações/encantamentos contrários ao conteúdo da crença negativa;
4. Reforce-os por se comportar de acordo com a crença nova.

Nenhuma crença é imutável. Toda crença é manipulável. Você enxerga as coisas de acordo com o que sua mente foi treinada. Os passos acima são um caminho para que você comece a manipular suas crenças limitantes ainda hoje.

Você teve alguma crença limitante que conseguiu substituir? Deixe abaixo nos comentários o que você fez para conseguir.


Deixe nos comentários perguntas, dúvidas e sugestões. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário